PEA-LABDH

PROGRAMA DE ESTUDANTES ASSOCIADOS/AS DO

LABORATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS

PEA-LabDH


Programa de Estudantes Associados/as 2023 do Laboratório de Direitos Humanos (PEA-LabDH 2023)

O Programa de Estudantes Associados(as) 2023 do Laboratório de Direitos Humanos - LabDH tem como objetivo oferecer a estudantes da Universidade Federal de Uberlândia oportunidades para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa, extensão e assessoria jurídica nas áreas de atuação do LabDH, ao longo do ano de 2023.

Estabelecido em 2012, o LabDH é um grupo de pesquisa indexado no Diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem sua atuação orientada por três linhas de pesquisa, a saber: "Direitos Humanos, Empresa e Sustentabilidade"; "Direitos Humanos, Tecnologia e Inovação"; e, "Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento".

Pautando-se pela indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, o LabDH objetiva contribuir para o avanço da pesquisa científica, a promoção da formação cidadã e a efetivação dos direitos humanos. Para tanto, são desenvolvidos projetos de pesquisa, atividades de ensino (incluindo-se grupos de estudos temáticos), ações de extensão e assessoria jurídica (entre as quais estão nossos programas, projetos, cursos e oficinas, eventos, entre outros).

A área "Direitos Humanos, Empresa e Sustentabilidade" objetiva explorar temas relacionados às multifacetadas relações entre Empresas e Direitos Humanos, tendo como quadro de análise os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos e os 10 Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, com apoio nos conceitos de Responsabilidade Social Corporativa e de Conduta Empresarial Responsável. Com apoio nas atividades de investigação sobre os referidos marcos normativos, busca-se desenvolver ações de ensino e extensão para a divulgação do conhecimento e promoção da conscientização sobre os variados temas vinculados.

Por sua vez, a área "Direitos Humanos, Tecnologia e Inovação" objetiva analisar os diversos problemas associados à relação entre os direitos humanos e as novas tecnologias, com especial ênfase nos impactos, na governança e na regulação da tecnologia e inovação, incluindo-se inteligência artificial, espaços inteligentes, automação, robótica, Internet, blockchain e proteção de dados pessoais.

Finalmente, a área "Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento" busca investigar os desafios contemporâneos à efetivação dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, relacionando-os à plena realização da cidadania e às diferentes perspectivas e dimensões do desenvolvimento econômico, social e humano.

O LabDH está sediado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e está associado ao Pacto Global das Nações Unidas e ao Programa de Impacto Acadêmico das Nações Unidas.

O LabDH é coordenado pelo Prof. Dr. Rodrigo Vitorino Souza Alves.

Para participar do processo seletivo do PEA-LabDH 2023, inscreva-se por meio de nosso formulário abaixo, até a data indicada:

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/qvk4ZjSJ9G3YS8858


Na hipótese de impossibilidade de participar deste processo seletivo, pedimos a gentileza de consultar nosso Edital de Fluxo Contínuo, abaixo.

EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO

O Laboratório de Direitos Humanos – grupo de pesquisa que atua desde 2012 na promoção dos direitos humanos, por meio de estudos, pesquisas, ações de extensão e de assessoria jurídica – convida todos os discentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito e outras áreas (especialmente Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia, para participarem da seleção de novos membros, por meio deste edital de fluxo contínuo. 

1. Das inscrições 

Estão aptos a se inscrever todos os discentes dos cursos e áreas mencionados, da graduação ou da pós-graduação, que estejam devidamente matriculados, com vínculo ativo com a UFU. As candidaturas são feitas em fluxo contínuo (a qualquer tempo). 

2. Da seleção

O(a) interessado(a) poderá ser inscrever por meio do envio de e-mail para contato@labdireitoshumanos.org, informando sobre o interesse em participar.

O e-mail deverá ser acompanhado de CARTA DE MOTIVAÇÃO, a qual deverá conter entre 250 e 500 palavras, escrita de forma clara, coerente e concisa, em que explicita quais as razões que o(a) levaram a se candidatar para a vaga. Também serão apreciadas experiências prévias na área dos direitos humanos, como pesquisa, extensão e, inclusive, trabalhos sociais voluntários.

O(a) interessado(a) deverá informar nesta carta de motivação o período e o turno em que realiza o curso.

No assunto do e-mail, deverá informar “Inscricao - LabDH - [seu nome]”.

O resultado será informado em resposta ao e-mail. 

3. Dos requisitos de participação e permanência no grupo

Os novos membros do LabDH comprometem-se a: a) proceder à leitura obrigatória dos textos indicados ; b) participar das reuniões e capacitações a serem organizadas pela coordenação do LabDH; c) escolher um ou mais projetos do LabDH para nele atuar ativamente. O não cumprimento de qualquer desses requisitos de forma injustificada poderá resultar na exclusão do discente. 

4. Das dúvidas e pedidos de esclarecimento

Eventuais pedidos de esclarecimento poderão ser feitos pelo e-mail acima indicado.