Chamada para Professores(as)

Estão abertas as inscrições para professor(a) dos módulos "Comunicação Oral e Escrita" e "Comunicação Profissional" do Curso Habilidades e Competências para o Século XXI (Edição 2021-2022).

  1. Carga horária: Cada módulo terá a carga horária de 4h de atividades síncronas e 4h de atividades assíncronas. Os módulos estão previstos para ocorrer nos dias 04 de dezembro de 2021 (sábado, de 13h30 a 18h) e 11 de dezembro de 2021 (sábado, de 13h30 a 18h). Calendário sujeito a alterações.

  2. Público-alvo e finalidade: O curso é aberto à comunidade externa da UFU, devendo ser ministrado em linguagem acessível a pessoas de diferentes perfis e com variados níveis de escolaridade, com a finalidade de oferecer capacitação voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam o acesso às oportunidades de trabalho impactadas pelas novas tecnologias, em especial, habilidades comunicativas orais e escritas para melhor inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento de atividades empreendedoras.

  3. Atribuições: Ministrar as aulas síncronas correspondentes aos módulos, disponibilizar material de apoio aos participantes (incluindo a apresentação de PowerPoint ou equivalente) e permanecer à disposição para atendimento durante o período correspondente ao termo de bolsa.

  4. Temas e objetivos:

4.1. O módulo Comunicação Oral e Escrita tem como objetivo aplicar técnicas de comunicação oral, realizar textos escritos em diversos tipos textuais e analisar criticamente a forma de comunicação escolhida para determinado contexto de fala e/ou escrita. Seus conteúdos poderão envolver: Comunicação (Estrutura e funcionamento da comunicação; o processo comunicativo e planejamento da comunicação); Comunicação oral (Linguagem, tipos de linguagem e variedades linguísticas; organização da exposição oral e técnicas de oratória), bem como Comunicação escrita (Interpretação textual; tipologia textual e produção de texto - técnicas); entre outros.

4.2. O módulo Comunicação Profissional tem como objetivo compreender o processo comunicativo empregado nas organizações e realizar uma comunicação escrita em diversos tipos de textos. Os conteúdos a serem trabalhados no curso poderão incluir: a comunicação nas organizações (Planos estratégicos da comunicação; o papel da comunicação na organização; tipos de comunicação na organização; aspectos que influenciam a comunicação nas organizações; comunicação interna; recursos linguísticos e extralinguísticos para superar os fatores prejudiciais à comunicação organizacional; comunicação externa; panorama da comunicação organizacional e feedback), bem como redação técnica (modalidades de texto técnico; tipos de documentos; formas de tratamento na redação comercial e oficial; emprego dos pronomes e correspondência comercial e oficial); entre outros.

  1. Inscrição: Para participar do processo seletivo, interessados(as) deverão enviar e-mail até o dia 25 de novembro de 2021 para habilidades@labdireitoshumanos.org, incluindo:

  • No campo Assunto: "Inscrição - Professor - 'Seu nome'".

  • No anexo: Atestado de Matrícula e Histórico Escolar.

  • No corpo do texto:

- Nome completo e indicação do interesse na vaga.

- Link para o currículo lattes atualizado.

- Link para vídeo de 5-7 minutos, gravado pelo(a) interessado(a) e disponibilizado no Google Drive (acesso público), em que o(a) interessado(a) exporá a metodologia que pretende utilizar e os temas a serem abordados em cada módulo, tanto seus aspectos teóricos e especialmente os aspectos práticos (atividades a serem desenvolvidas pelos participantes durante as aulas síncronas).

  1. Requisitos: Ser estudante regular de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia, em área afim às dos módulos do curso a serem ministrados; não receber outras bolsas oriundas da Universidade Federal de Uberlândia ou órgãos de fomento, salvo quando permitido pelo programa, agência de fomento ou entidade concedente.

  2. Bolsa: Para cada módulo, será paga uma bolsa de R$650,00 (seiscentos e cinquenta reais).

  3. Seleção: A seleção será realizada pela Comissão Organizadora do Curso, por meio da avaliação do mérito do vídeo gravado à luz dos objetivos e finalidades do curso. O resultado será informado até o dia 28 de novembro de 2021, por meio deste link.

  • No caso de desistência, poderá ser realizada a convocação de outros interessados ou a prorrogação desta chamada. Poderá ser selecionado(a) um(a) professor(a) para os dois módulos, ou um(a) professor(a) para cada módulo.

  1. Recurso: Do resultado poderá ser realizado pedido de reconsideração à coordenação do curso Habilidades e Competências para o Século XXI até o dia 29 de novembro de 2021, pela via eletrônica, com pedido fundamentado enviado por e-mail a habilidades@labdireitoshumanos.org.

  2. Maiores informações: Outras informações sobre o curso poderão ser encontradas aqui ou solicitadas por e-mail (habilidades@labdireitoshumanos.org).


Voltar para Página do Curso.