i-DESCA

Iniciativa para os Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais


Edital de Seleção

A i-DESCA é um projeto do Laboratório de Direitos Humanos e Justiça Global que tem como principal objetivo empoderar pessoas e instituições para efetivar os direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Sua atuação se centra nas três vertentes propostas pelo Relator Especial da ONU para Extrema Pobreza e Direitos Humanos Phillip Alston: (1) reconhecimento (recognition), (2) institucionalização (institutionalization) e (3) responsabilização (accountability).

A partir deste edital, serão selecionados 8 (oito) colaboradores para o (a) Projeto Advocacy, o (b) Projeto Formação e (c) Gestão de Mídias e Design Gráfico. Serão oferecidas cinco (5) vagas para Editor, uma (1) para Tradutor, uma (1) para Planejamento e 1 (uma) para Gestor de Mídias e Design Gráfico.

vagas abertas para candidatos de todos os cursos da Universidade Federal de Uberlândia, sobretudo para os cursos de direito, jornalismo, ciências sociais, economia, relações internacionais, filosofia, história, artes, design e arquitetura.

a) Projeto Advocacy

Premissa: A efetiva promoção dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais requer o reconhecimento de que estes são direitos humanos, o que só se dá com ampla conscientização acadêmica, social e política.

Objetivo: realizar ações de advocacy, promovendo os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais a partir da conscientização sobre sua existência e sobre suas violações.

Ações: Criação de blog com (a) notícias relacionadas aos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais; (b) artigos de conteúdo teórico de fácil compreensão, com análises jurisprudenciais, sócio-políticas, etc.; (c) colunas de autores convidados.

Vagas:

b) Projeto de Formação

Premissa: A institucionalização efetiva dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais depende de processos decisórios que envolvem complexos temas econômicos, políticos e jurídicos de conhecimento frequentemente pouco acessível. Por isso, é preciso capacitar de maneira interdisciplinar os defensores dos direitos humanos, habilitando-os para participar ativa e influentemente das conversas que afetam a efetivação dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Objetivo: oferecer informações e aulas interdisciplinares acessíveis e gratuitas em temas necessários à promoção dos direitos sociais na esfera pública, na esfera privada e no terceiro setor.

Ações: (i) seleção de temas prioritários, (ii) seleção de contribuintes, (iii) publicação de aulas online gratuitas sobre temas como economia, políticas públicas, direito, instituições internacionais, empresas e direitos humanos e advocacy.

c) Mídias e Design Gráfico

Para se candidatar, envie os seguintes materiais para o email idesca@labdireitoshumanos.org com o assunto SELEÇÃO i-DESCA 2019-1 até o dia 19 de abril de 2019.

(A) Currículo atualizado com contatos;

(B) Histórico escolar;

(C) Carta de apresentação;

(D) Amostras:

· de escrita (um texto ou fragmento de texto de duas a cinco páginas, acadêmico ou não, de sua exclusiva autoria) para candidatos a editor, tradutor e membro de planejamento;

· de tradução (texto original e traduzido de ao menos duas páginas de sua exclusiva autoria) para candidatos a tradutor;

· de design gráfico (ao menos três), para candidatos a gestor de mídias e design gráfico.