Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento (2020.2 AARE)

O Laboratório de Direitos Humanos (LabDH) tem o prazer de convidar os estudantes da Universidade Federal de Uberlândia a participarem do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Cidadania e Direitos Humanos, que é um ciclo de estudos e debates na Universidade Federal de Uberlândia, com duração semestral, relacionados à temática proposta.

1.Tema, objetivo e coordenação em 2020-2 AARE

Fomentar debates sobre os fundamentos da proteção jurídica da pessoa humana e a respectiva correlação com os conceitos de cidadania e desenvolvimento, buscando estabelecer conexões com outros ramos do Direito, como o Direito Internacional e a Sociologia do Direito. Pretende-se ainda incentivar os discentes à participação nos debates e à pesquisa científica, ao propor que cada participante, em grupo, proceda às leituras selecionadas e apresente, ao final do ciclo, um ensaio.

Coordenação:

  • Rodrigo Vitorino Souza Alves (Professor da FADIR/UFU; Líder-Pesquisador do LabDH); e

  • Renata Aparecida Pimenta (Mestranda na FADIR/ UFU).

2. Os módulos

Os encontros ocorrerão nas datas indicadas no calendário indicado no item 7. Nas reuniões, haverá exposições feitas pelo professor, coordenadora e alunos, bem como por pesquisadores convidados, com discussões sobre os textos selecionados, apresentação de seminário e a elaboração de relatório sobre o(s) texto(s) indicados. Ainda, pretende-se a elaboração, ao final, de livro conjunto contendo artigos escritos pelos participantes sobre a temática estudada.

3. Modalidades de participação

Há duas modalidades de participação:

  • Aluno(a) do Grupo: os alunos matriculados no grupo deverão realizar as leituras dos textos indicados e participar ativamente das discussões. Os alunos deverão elaborar um relatório sobre o tema apresentado.

  • Ouvinte do Grupo: ouvintes poderão participar do grupo sem o compromisso de realizar as relatorias; no entanto, para o melhor andamento das discussões, pede-se que todos façam a leitura dos textos. Ouvintes não obterão certificado de participação.

4. Contato

Os contatos referentes ao Grupo de Estudos serão feitos pelo seguinte e-mail: estudos@labdireitoshumanos.org com a identificação “GE DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO” no campo “Assunto”.

5. Inscrições

As inscrições serão feitas por meio de formulário próprio (https://forms.gle/NYp65RjdjWFwgohy6), em que se indicará a modalidade de participação.

As vagas são limitadas.

6. Participação e certificados

A participação no grupo é gratuita.

A presença de pessoas não matriculadas dependerá da prévia autorização do organizador pela plataforma digital.

Para obtenção de certificado, será preciso participar de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) dos encontros com a respectiva elaboração dos relatórios. Ouvintes não obterão certificado.

7. Calendário de reuniões

As reuniões ocorrerão nas seguintes terças-feiras, sempre de 18 as 19:30h:

1. 3 de setembro de 2020;

2. 17 de setembro de 2020;

3. 1º de outubro de 2020;

4. 22 de outubro de 2020;

5. 4 de novembro de 2020;

6. 18 de novembro de 2020;

7. 2 de dezembro de 2020; e

8. 16 de dezembro de 2020.