Chamada para Professores(as) e Assistentes

Estão abertas as inscrições para professores(as) e assistentes Curso Habilidades e Competências para o Século XXI (Edição 2021-2022, UFU), na área de Tecnologia e Computação, com ênfase em Programação.

  1. Carga horária: Cada módulo terá a carga horária de 6h de atividades presenciais. Os módulos estão previstos para ocorrer aos sábados, em maio e junho de 2022.

  2. Público-alvo e finalidade: O curso é aberto à comunidade externa da UFU, devendo ser ministrado em linguagem acessível a pessoas de diferentes perfis e com variados níveis de escolaridade, com a finalidade de oferecer capacitação voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam o acesso às oportunidades de trabalho impactadas pelas novas tecnologias, em especial, habilidades relacionadas a programação de computadores.

  3. Requisitos e Atribuições:

    1. Professor: Ser graduado/a (preferencialmente estudante de pós-graduação ou docente), com grau elevado de formação e/ou experiência na área do curso. Terá a atribuição de ministrar as aulas, disponibilizar material de apoio aos participantes (incluindo a apresentação de PowerPoint ou equivalente) e permanecer à disposição para atendimento.

    2. Assistente: Ser estudante de graduação ou pós-graduação, com formação e/ou experiência na área do curso. Terá a atribuição de auxiliar o professor em todas as suas atribuições.

  4. Objetivos: Preparar e ministrar aulas de introdução à programação de computadores, capacitando os participantes em noções e técnicas básicas de programação. As aulas serão presenciais (excepcionalmente, em caso de força maior, serão remotas) e os atendimentos poderão ser presenciais e remotos.

  5. Inscrição: Para participar do processo seletivo, interessados(as) deverão enviar e-mail até o dia 23 de maio de 2022 para habilidades@labdireitoshumanos.org, incluindo:

  • No campo Assunto: "Inscrição - Professor(a) - 'Seu nome'". ou "Inscrição - Assistente - 'Seu nome'"

  • No anexo: Documento comprobatório do vínculo com instituição de ensino (ex.: Atestado de Matrícula e Histórico Escolar se estudante; Identidade Funcional se professor).

  • No corpo do texto:

- Nome completo e indicação do interesse na vaga.

- Link para o currículo lattes atualizado.

- Declaração de interesse no corpo do texto do e-mail, com justificativa de porque deve ser escolhido(a) para ministrar o curso. Pode ser em formato de vídeo de 5-7 minutos, gravado pelo(a) interessado(a) e disponibilizado no Google Drive (acesso público) por meio de um link, em que o(a) interessado(a) exporá a metodologia que pretende utilizar e os temas a serem abordados em cada módulo, tanto seus aspectos teóricos e especialmente os aspectos práticos (atividades a serem desenvolvidas pelos participantes durante as aulas síncronas).

  1. Bolsa: Será paga bolsa de R$650,00 (seiscentos e cinquenta reais) para professor(a) e de R$496,00 (quatrocentos e noventa e seis reais) para assistente.

  2. Seleção: A seleção será realizada pela Comissão Organizadora do Curso, por meio da avaliação do Currículo e da Declaração de Interesse à luz dos objetivos e finalidades do curso. O resultado será informado até o dia 24 de maio de 2022, por e-mail.

  • No caso de desistência, poderá ser realizada a convocação de outros interessados ou a prorrogação desta chamada.

  1. Recurso: Do resultado poderá ser realizado pedido de reconsideração à coordenação do curso Habilidades e Competências para o Século XXI até o dia 25 de maio de 2022, pela via eletrônica, com pedido fundamentado enviado por e-mail a habilidades@labdireitoshumanos.org.

  2. Maiores informações: Outras informações sobre o curso poderão ser encontradas aqui ou solicitadas por e-mail (habilidades@labdireitoshumanos.org).


Voltar para Página do Curso.