Eventos

Ao se inscrever nos eventos do LabDH, cada participante aceita a cessão de direitos de imagem e voz nos termos previstos aqui.

Palestra

"Palestra de encerramento do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Empresa e Sustentabilidade"

Florian Fabian Hoffmann

04 de novembro de 2021, 18h, Google Meet

Inscrições em:

https://forms.gle/29qH7HaeKYNZ3m1a9

Florian Fabian Hoffmann possui graduação em Direito e Ciência Política (BSc Econ) Law and Government) pela London School of Economics and Political Sciences (LSE / 1996), Mestrado em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio / 1999) e doutorado em direito pelo Instituto Universitário Europeu (IUE / 2004). Lecionou na London School of Economics (2008-2010), na Willy Brandt School of Public Policy da Universidade de Erfurt (2010-2015 e na PUC-Rio (2003-2008 e 2015-presente) Tem experiência na área de direito, ciência política e políticas públicas com ênfase em Direito Internacional Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, filosofia de direito, direito internacional público, direito constitucional e direitos sociais.

Palestra

"O Futuro da Agenda de Direitos Humanos e Empresas"

Danielle Anne Pamplona

07 de outubro de 2021, 18h, Google Meet

Inscrições em:

https://cutt.ly/vEKws4m

Danielle Anne Pamplona, Professora Titular do Programa de Pós-Graduação (PPGD) e da Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Pós-Doutora pela American University (Washington, DC); Visiting Scholar no Instituto Max Planck de Direito Público Comparado e Direito Internacional Law (Heidelberg); Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos do PPGD da PUCPR; Advogada e membro da Comissão do Pacto Global da OAB/PR; Vice-Diretora da Academia Latino-Americana de Direitos Humanos e Empresas.

Palestra

"Empresas e Direitos Humanos na Prática: Desafios e Perspectivas na Advocacia"

Clara Serva

09 de setembro de 2021, 18h, Google Meet

Inscrições em:

https://cutt.ly/gWoMLrt

Head da área de Empresas e Direitos Humanos e Coordenadora Pro Bono de TozziniFreire Advogados. Integra o Grupo Multidisciplinar ESG e o Grupo de Trabalho TF Inclusão de TozziniFreire. É colíder da Câmara Temática de Impacto Social CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável).

Palestra

"Direitos Humanos e Fundamentais nos Contratos Privados"

Rafael Ferreira Bizelli

07 de outubro de 2020, 18h, Google Meet

Inscrições em:

https://forms.gle/KT62Fnrd6izHQYEY6

Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Especialista em Direito Constitucional Aplicado. Autor do livro "Contrato existencial: evolução dos modelos contratuais". Foi professor substituto na Faculdade de Direito da UFU em 2018 e 2019. Advogado.

Palestra

"A Questão Palestina: Colonização, Resistência e Direitos Humanos"

Alexandre Nogueira Martins

24 de setembro de 2020, 18h, Google Meet

Inscrições em:

https://forms.gle/ugH9Np9h5iUVjZE37

Mestrando em Sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Bacharel em Ciências Sociais e Graduado em Direito pela mesma Universidade. Membro da FFIPP-Brasil - Rede Educacional por Direitos Humanos em Palestina/Israel. Fez intercâmbio em Ramallah (Palestina) em 2018 com estágio na ONG Addameer - Prisoner Support and Human Rights Association.

Palestra

"Política Fiscal Brasileira sob a Ótica dos Direitos Humanos"

Erick Hitoshi Guimarães Makiya

24 de agosto de 2020, 19h, Google Meet

Inscrições em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeL90bUxVJgxSIus0msF9ztE2cR-r1up5DC31rShfgiijXsCA/viewform

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, MBA em Contabilidade e Gestão Tributária FACIC/UFU, Advogado.

Seminário

"Direitos Humanos e a Proteção de Dados Pessoais"

José Luiz de Moura Faleiros Júnior, Matheus Puppe, João Alexandre Guimarães

30 de junho de 2020, 16h, Google Meet

Inscrições em:

https://forms.gle/XwwQ5Ej1Zu5KhwBw8

José Luiz de Moura Faleiros Júnior é Mestre em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Especialista em Direito Processual Civil, Direito Civil e Empresarial, Direito Digital e Compliance. Participou de curso de extensão em direito digital da University of Chicago. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professor de cursos preparatórios para a prática advocatícia. Foi pesquisador do Grupo de Estudos em Direito Digital da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Membro do Instituto Avançado de Proteção de Dados – IAPD. Associado do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil – IBERC. Autor de obras e artigos dedicados ao estudo do direito e às suas interações com a tecnologia. Advogado.

Matheus Puppe é Advogado na Alemanha, Brasil e Portugal, pesquisador da faculdade de direito da Universidade Goethe de Frankfurt, pesquisador do CEDIS da Universidade Nova de Lisboa, mestre em direito pela Universidade Goethe de Frankfurt, mestre pela Universidade Livre de Bruxelas, doutorando pela Universidade Goethe de Frankfurt, especialista em Arbitragem Internacional pela Universidade Goethe de Frankfurt, especialista em Direito & Tecnologia pela Universidade de Estocolmo, Especialista em Casos Globais e US Law pela Universidade de Masaryk.

João Alexandre Guimarães é Doutorando em Direito, com menção em Direito Civil, pela Universidade de Coimbra, Mestre em Direito da União Europeia, pela Universidade do Minho em Portugal, participou do Programa de Estudos em Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae (IGC) da Universidade de Coimbra, é Bacharel no curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, foi aluno de Mobilidade Internacional na Universidade do Minho - Portugal. É membro do Comitê Executivo do Laboratório de Direitos Humanos - LabDH e membro do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil - IBERC.

Palestra

"Os Direitos Humanos no Contexto do Direito Penal e as Novas Tecnologias"

Vitor Poeta

24 de junho de 2020, 16h, Google Meet

Inscrições em:

https://forms.gle/6qE2myKW7eta4o2y5

Vitor Poeta é Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2014). Mestrando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí/SC e em Direito da União Europeia pela Universidade do Minho (Portugal). Especialista em Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes (2015), Advocacia Criminal, pela Verbo Jurídico (2016) e em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Professor colaborador em cursos para concursos públicos. Já atuou como Conciliador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. É sócio fundador do escritório de advocacia criminal Sardagna Poeta Advogados e cursa Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Fundador, autor e criador de conteúdo do Blog Virtual/Instagram @FocoPenal e @Vitor.Poeta.


Ciclo de Estudos

4º Encontro: "Similitude ontológica entre direitos humanos e bens extrapatrimoniais (dano moral)"

Alexandre Pereira Bonna

16 de junho de 2020, 17h, Videoconferência

Transmissão:

Canal do LabDH no Youtube (clique aqui)

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2018), com sanduíche na University of Edinburgh. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2015). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2012). Atualmente é Professor de graduação e pós-graduação do CESUPA, FACI-WYDEN e Escola Superior da Advocacia - OAB/PA. Professor Orientador da Liga Acadêmica Jurídica do Pará - LAJUPA e da Liga Acadêmica Jurídica de Responsabilidade - LAJURE. Parecerista das Revistas Civilística, Quaestio Iuris e do IBERC. Membro Fundador e Diretor Adjunto do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil - IBERC. Advogado-Sócio do Escritório Coelho de Souza.

Ciclo de Estudos

3º Encontro: "Os Direitos Fundamentais, Direitos de Personalidade e os Direitos Transumanos"

Mafalda Miranda Barbosa

09 de junho de 2020, 10h, Videoconferência

Transmissão:

Canal do LabDH no Youtube (clique aqui)

Doutora em Direito. Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi também nesta Faculdade que se licenciou em 2000, que concluiu o Mestrado em Ciências Jurídico-Civilísticas em 2005 e o Doutoramento em Ciências Jurídico-Civilísticas em 2013.

Ciclo de Estudos

2º Encontro: "O direito ao esquecimento como direito fundamental na sociedade da informação"

Guilherme Magalhães Martins

02 de junho de 2020, 19h, Videoconferência

Transmissão:

Canal do LabDH no Youtube (clique aqui)

Doutor em Direito. Promotor de Justiça titular da 5a Promotoria do Consumidor e Contribuinte da Capital-Rio de Janeiro. Professor associado de Direito Civil da Faculdade Nacional de Direito - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor permanente do Doutorado em Direito, Instituições e Negócios da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Ciclo de Estudos

1º Encontro: "O COVID-19 e a Responsabilidade Médica"

André Dias Pereira

26 de maio de 2020, 17h, Videoconferência

Transmissão:

Canal do LabDH no Youtube (clique aqui)

Doutor em Direito. Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Investigador do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Palestra

"Fronteiras, Refúgio e Organizações Internacionais em Tempos de Pandemia"

Victor Del Vecchio

21 de maio de 2020, 17h, Videoconferência

Inscrições em:

https://forms.gle/vXHSnjtoUHEkcRHp7

Victor Del Vecchio é advogado e mestrando pela Universidade de São Paulo. Membro do ProMigra - Projeto de Promoção dos Dirreitos dos Migrandes da USP e Sócio do Bastos & Del Vecchio - Consultoria em Migração.

Palestra

"O Futuro do Poder"

Caio Scuarcialupi Mancini

19 de maio de 2020, 15h, Videoconferência

Inscrições em:

https://forms.gle/6FcyJabRGyNmK8Kj9

Caop Scuarcialupi Mansini é Especialista em Cyber Segurança e Inteligência Artificial. Formado em Relações Internacionais pelas Faculdades Integradas Rio Branco e Mestre em Relações Internacionais e Ciências Políticas pela Universidade da Califórnia em San Diego - UCSD, atualmente trabalha como Data Scientist na UCSD em um projeto em parceria com a NASA e a FEMA.

Conferência

"O Impacto Transformador do Sistema Interamericano"

Flávia Piovesan

23 de outubro de 2019, Quarta, 08h30-11h00, Auditório da Justiça Federal

Comissária da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Professora doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nos programas de Graduação e Pós Graduação em Direito; visiting fellow do Human Rights Program da Harvard Law School (1995 e 2000); visiting fellow do Centre for Brazilian Studies da University of Oxford (2005); visiting fellow do Max-Planck-Institute for Comparative Public Law and International Law (Heidelberg, 2007-2008; 2015-2018) e Humboldt Foundation Georg Forster Research Fellow no Max-Planck-Institute for Comparative Public Law and International Law (2009-2014).

Maiores informações aqui.

Seminário

"Evangélicos e movimentos sociais pela moradia: o caso da 'Ocupação do Glória'"

Claudia Wolff Swatowiski e Luciano Senna Peres Barbosa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia

25 de junho de 2019, Terça, 17h-18h45, Auditório do Bloco 5V (ESAJUP)

A Profa. Claudia possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi investigadora visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2007-2008). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia.

O Prof. Luciano possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS/PPGSA (2000), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro /IFCS/PPGSA (2003), e Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro /IFCS/PPGSA (2010). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Workshop

"Migração e Direitos Humanos"

Gustavo Zortéa - Defensor Público - Defensoria Pública da União (Brasília)

Luciana Teles - Procuradora do Trabalho - Ministério Público do Trabalho

Rogério Sartori - Polícia Federal

15 de junho de 2019, Sábado, 13h-18h, Auditório do Bloco 5O-C

Maiores informações aqui.

Seminário

"Direitos Humanos, Criminalidade e Violência"

Débora Pastana

11 de junho de 2019, Terça, 17h-19h00, Auditório do Bloco 5V (ESAJUP)

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista (1997), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (2007). Atualmente é professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (2009). É também professora permanente do Programa de Pós Graduação em Direito Público da UFU.

Seminário

"Direitos Humanos, Gênero e (De)Colonialidade"

Rosa Zaia Borges

27 de maio de 2019, Segunda, 17h-19h00, Auditório do Bloco 5V (ESAJUP)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1997), mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2001) e doutorado em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo - USP (2009). Atualmente é professora adjunta dos Cursos de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia.

Seminário

"Direitos Humanos e Cultura"

Eliene Rodrigues de Oliveira

21 de maio de 2019, Terça, 17h-19h00, Auditório do Bloco 5V (ESAJUP)

Consultora e gestora cultural. Advogada-pesquisadora sobre Direito e Arte. Mestre em Artes, especialista em Interpretação Teatral e em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG). Cursou MBA em Gestão Cultural pelo Centro Universitário UNA de Belo Horizonte (UNA-BH). Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas-MG (UNIPAM-MG). Membro Pesquisador do CIMEEP no GT 21 - Direitos culturais e epopeia (desde 2018). Integrou Comissão de Cultura da OAB Uberlândia (abr. 2017 - out. 2018).

Conferência

"Libertad de Religión o Creencia en el Tribunal Europeo de Derechos Humanos"

Javier Martínez-Torrón

06 de maio de 2019, Segunda, 08h30-10h00, Auditório do Bloco 5S

Javier Martínez-Torrón é professor de Direito na Universidade Complutense de Madrid desde 2000. É fundador e diretor do “Seminar of Professors of Church-State Relations of Complutense University” e é membro do Centro Internacional de Estudos em Direito e Religião” na Brigham Young University.

Seminário

"Direitos Humanos, Mídias e Comunicação Social"

Ivanise Andrade

09 de abril de 2019, Terça, 17h-19h00, Auditório do Bloco 5V (ESAJUP)

Jornalista, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo realizado Doutorado Sanduíche na Université Paris 2 - Panthéon Assas, França, entre 2013 e 2014. Mestre em Estudos de Linguagens, área de concentração Linguística e Semiótica, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foi Professora da Universidade Federal de Uberlândia e atualmente é Professora da Universidade Federal da Bahia.